29 de out. de 2007

Gestão Comercial




"Qualidade na Gestão Comercial"
Os responsáveis pela área comercial das empresas vem sendo pressionados continuamente por todo lado. Ora são os clientes que querem melhores produtos e menores preços, ora são os próprios colegas que cobram mais venda e maior lucro.A empresa tem uma dependência direta da sua área comercial e deixa isso bem claro no dia a dia. Para fazer frente a esta pressão os responsáveis - diretores, gerentes - tem pronta uma resposta padrão. É o mercado. Tudo o que tem acontecido de bom ou ruim neste país tem um culpado imediato, o tal de mercado. Mas vamos avançar um pouco e pedir aos que tem a resposta pronta para elaborar um "retrato falado" do inimigo número um das empresas ( e parece, dos governos). Ai a coisa complica. Muitos executivos com anos de praia, como gostam de salientar, não passam de duas ou três palavras vagas e indefinidas para explicar o que afinal eles denominam de mercado. Para alguns o mercado é a sala do comprador, enquanto que para outros é o aparelho de fax por onde "entram" os pedidos. Desta forma fica quase impossível acompanhar ou sequer prever o que está acontecendo no mercado. A atividade comercial deixou de ser há muito tempo um conjunto de tarefas empíricas executadas ao sabor do momento e baseada exclusivamente em relacionamentos pessoais.A concentração de compradores está tornando o ambiente de vendas muito mais complexo do que o existente há alguns anos atrás. Os papeis e tarefas de toda a área comercial precisam ser revistos urgentemente. A sobreposição de atividades existente ainda em muitas empresas precisa ser modificada para dar maior competitividade a toda a equipe. Todos devem ter seus próprios clientes do diretor ao vendedor. Todos precisam vender, estar em contato com clientes e consumidores o tempo todo. Sei que alguns executivos, ao lerem este texto, exclamarão. Mas quem vai pensar? Quem vai planejar? Ora companheiros, quem pode pensar e planejar baseado apenas em informações que poderão estar sendo filtradas por dois ou três níveis hierárquicos, antes de chegar a quem decide? Desta forma fique atento, pois enquanto outras empresas colocam seus melhores talentos para manter contato direto com clientes e consumidores, sua empresa pode ficar sabendo das mudanças do mercado pelo aparelho de fax. (ou telex).

Nenhum comentário:

Postar um comentário