
O ato de atender ou vender pode ser definido como um convite para influenciar outras pessoas a agirem de acordo com a sua vontade; embora você não tenha a capacidade ou autoridade para realmente forçá-las a fazer isso. Este fato foi verdade quando o primeiro vendedor do mundo persuadiu sua provável consumidora sobre os benefícios de fazer uma compra, e isto continuou a ser válido através da história. Hoje não é mais! Treinamento em Vendas pode ser definido como aquelas coisas que são feitas para ajudar os vendedores a conquistar o poder nas habilidades, conceitos, comportamentos e atitudes que irão aumentar sua qualificação em influenciar possíveis clientes para tomar decisões positivas de compras. O Treinamento em Vendas se concentra em como potenciais vendedores e compradores interagem. Ele fornece ferramentas e técnicas que ajudam os vendedores a aprender o que devem saber para apresentar seus produtos ou serviços de forma persuasiva aos clientes e em termos que os clientes entendam e respondam positivamente, comprando. Se o Treinamento em Vendas se concentra em como potenciais vendedores e compradores interagem, treinamento de produto se concentra na disseminação da informação e ferramentas que dão suporte às vendas de um produto ou serviço em particular. Nem sempre conhecer produtos em profundidade é sinônimo de boas vendas. O que acontece quando o Treinamento em Vendas é inadequado? Quando o Treinamento de Vendas é deficiente, várias conseqüências negativas se refletem nos resultados:
• Primeiro, as expectativas da Gerência em relação à venda dos produtos ou serviços da empresa não são comunicadas aos outros níveis de funcionários. Esta falta de comunicação freqüentemente resulta em Gerência e Vendedores trabalhando em direção a diferentes objetivos.
• Os Vendedores podem sentir falta de confiança em suas habilidades de comercializar os serviços ou produtos. Eles podem também ficar tentado a voltar ao método da tentativa e erro. Se estes métodos não funcionaram nos velhos tempos e não obtiveram nenhuma eficiência, como funcionariam agora. Quando isso acontece, há muita chance de não se alcançar às metas de vendas nem o rendimento esperado.
• Finalmente, o pessoal pode estar mal preparado para executar seu trabalho. Por exemplo, discutir sobre o produto, responder às chamadas dos clientes, etc. Quando isto ocorre, a satisfação do cliente cai abaixo de níveis aceitáveis e uma perda do lucro é o resultado mais provável. Quando o Treinamento em Vendas é adequado ele geralmente está amparado pela área de marketing; o foco da empresa é vender lucrativamente. Quando o marketing ocupa uma posição distinta na hierarquia de valores da empresa, o treinamento em vendas normalmente mantém uma posição proporcional e a equipe é valorizada e motivada. Quer então mais alguns motivos para treinar sua equipe em atendimento e vendas? As principais respostas estão listadas abaixo:
• Prepara os vendedores a maximizar a eficiência de cada encontro com o cliente,
• Ensinar aos vendedores um processo sistemático de vendas que facilita a aplicação de técnicas específicas de vendas baseadas em sinais de compras dos clientes,
• Melhora a habilidade dos vendedores em cumprir as estratégias de vendas das empresas,
• Melhora as relações com o cliente,
• Ajuda os vendedores a entenderem as motivações secretas de compra de seus clientes,
• Permite que os vendedores manuseiem mais eficazmente as objeções do cliente,
• Melhora a efetividade das atividades de venda,
• Qualifica e prioriza as oportunidades genuínas de venda mais rapidamente,
• Reduz a rotatividade (turnover) do pessoal de vendas,
• Ajudam vendedores experientes a alcançarem mais sucesso com as oportunidades existentes,
• Melhoram a auto-estima dos Vendedores e da equipe,
• Aumentam a motivação individual e grupal,
• Estimulam os funcionários a fazerem um uso mais efetivo dos recursos de treinamento.
Quer mais algum motivo para treinar sua força de vendas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário