15 de set. de 2010

Teste de Inteligência Emocional

Baseado no teste de D. Martin e K. Boeck.

1) Está sentado num avião sacudido por fortes turbulências. Como se comporta?

A-Lê tranquilamente um livro sem dar grande importância às turbulências.
B-Calcula a gravidade da situação, observando o clima à sua volta e certifica-se se tem um colete de salva-vidas no seu lugar.
C-Apresenta um comportamento semelhante ao descrito nos dois itens anteriores.
D-Desatento. Nunca se apercebe deste tipo de situações.

2) Foi a um parque com a sua filha e com outras crianças. Logo de seguida, uma das crianças começa a chorar porque os outros não querem brincar com ela. Como reage a esta situação?
A-Mantém-se à margem deste problema. As crianças que resolvam os seus conflitos.
B-Procura uma maneira de convencer as outras crianças para que brinquem com está a chorar.
C-Diz à criança, com amabilidade, para não chorar.
D-Procura distrair com um brinquedo a criança que chora.

3) Desistiu a meio de um exame, onde tinha previsto obter uma boa classificação. Como reage?
A-Estabelece um plano de trabalho para ter uma boa nota no exame seguinte.
B-Propõe, a si próprio, esforçar-se mais no futuro.
C-Afirma que a nota nesta disciplina não é muito importante e concentra-se em outras cadeiras, nas quais tenha obtido melhores classificações.
D-Fala com o professor(a) e pede-lhe para fazer um exame oral.

4) Trabalha em vendas pelo telefone. Os 15 clientes com quem contactou recusaram a sua chamada. Pouco a pouco vai desanimando. Como se comporta?
A-Deixa o trabalho por hoje e espera ter mais sorte amanhã.
B-Fica a pensar - Qual seria a causa de não ter tido êxito?
C-Na chamada seguinte tenta empregar uma nova táctica e, diz a si próprio, que não deve render-se com facilidade.
D-Interroga-se se este será o trabalho adequado para si.

5) Procura tranquilizar uma amiga que está muito alterada, depois do condutor de outro carro ter invadido perigosamente a faixa onde circulava, sem respeitar as distâncias. Como se comporta?
A-Diz-lhe: "Anima, afinal não aconteceu nada de grave."
B-Coloca a música preferida da sua amiga no CD do carro, para distraí-la.
C-Alia-se às suas expressões de indignação, para mostrar a sua solidariedade.
D-Conta-lhe que há pouco tempo, numa situação semelhante, reagiu de forma igual mas rapidamente se apercebeu que o outro carro era uma ambulância.

6) Uma discussão entre você e o seu companheiro(a) foi subindo de tom. Ambos estão muito alterados e atacam-se um ao outro com recriminações que não vêm a propósito. O que deve fazer?
A-Propor uma pausa de 20 minutos e depois reiniciar a discussão.
B-Deixar de discutir e, em seguida, não dizer absolutamente mais nada.
C-Dizer que lamenta o que está a acontecer e solicita ao seu companheiro para que este peça desculpa também.
D-Recuperar o controlo e refletir durante alguns momentos, de modo a poder expor o seu ponto de vista, com a clareza possível naquelas circunstâncias.

7) O seu filho de 3 anos é muito tímido e desde sempre reage de forma temerosa às pessoas e aos lugares desconhecidos. Como deverá comportar-se você nestas circunstâncias?
A-Aceita com naturalidade que o seu filho seja tímido e pensa como poderá protegê-lo de situações que o afetem.
B-Consulta um psicólogo infantil.
C-Enfrenta com o seu filho o maior número de situações desconhecidas, para o ajudar a superar esses medos.
D-Facilita ao seu filho experiências que o ajudem a ir saindo do seu retraímento.

8) Quando criança aprendeu a tocar piano, mas durante muitos anos não voltou a fazê-lo. Agora quer voltar a praticar este tipo de instrumento. Qual a forma mais rápida para obter bons resultados?
A-Praticar, cada dia, a uma hora determinada.
B-Escolher peças que exijam um desafio, mas que seja possível aprender.
C-Praticar somente quando, na verdade, tiver desejo de fazê-lo.
D-Escolher peças muito difíceis, que só poderá aprender com um esforço correspondente.

Cotações e Pontuação:


Pergunta 1: a, b ou c = 20 pontos - d = 0
A reposta d pode indicar que a pessoa não está consciente das suas próprias reacções perante o stress.
Pergunta 2: B = 20 pontos - a, c ou d = 0
Os pais que dispõem de uma boa Inteligência Emocional utilizam os sentimentos negativos dos seus filhos como ocasião para um treino emocional. Ajudam os seus filhos a compreender o motivo da sua alteração, a perceber as suas emoções e a encontrar caminhos ou possibilidades de atuação.
Pergunta 3: a = 20 pontos - b, c ou d = 0
A capacidade de motivar-se a si mesmo manifesta-se, entre outras coisas, na capacidade de desenvolver um plano de ação e levá-lo até ao fim.
Pergunta 4: c= 20 pontos - a, b ou d = 0
O otimismo é um sinal de Inteligência Emocional. Os otimistas vêem as derrotas como desafios, nos quais podem aprender. Em vez de se culpabilizarem e desesperarem, mantém-se firmes e apostam em algo novo.
Pergunta 5: d = 20 pontos - a, b ou C = 0
Uma pessoa furiosa tranquiliza-se com maior rapidez quando se lhe oferece uma explicação para a sua indignação. Eventualmente podemos ajudar a pessoa se a distrairmos do motivo que provoca a sua irritação ou mostrar-lhe que pode expor toda a sua indignação.
Pergunta 6: a = 20 pontos - b, c ou d = 0
É recomendável estabelecer uma pausa de 20 minutos, ou mais, na discussão, porque é o tempo que necessitamos para que o corpo se tranquilize. Quando o pulso está muito acelerado, a capacidade de percepção dos sentimentos e dos argumentos do outro fica bloqueada.
Pergunta 7: d = 20 pontos - b = 10 pontos - a ou c = 0
As pessoas que por natureza são tímidas, perdem as suas inibições com maior facilidade se são confrontadas passo a passo com as situações geradoras do medo.
Pergunta 8: b = 20 pontos - a, c ou d = 0
Os desafios realizáveis são os que podem desenvolver melhor o potencial e o rendimento de cada pessoa.

PONTUAÇÃO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Até 60 pontos: Quando se obtém esta pontuação, a leitura das unidades do teste será útil. Recordamos que a Inteligência Emocional pode melhorar-se com relativa facilidade.
De 70 a 120 pontos: A sua Inteligência Emocional encontra-se dentro das margens normais, mas é sempre aconselhável fazer uma reflexão sobre os nossos pontos fortes e fracos para se superar.
Mais de 120 pontos: Dispõe de um elevado grau de Inteligência Emocional, contudo, a leitura destas unidades pode ajudá-lo a ensinar aos outros a atingir o mesmo grau de I.E.

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