Em se falando de fechamento de novos negócios, janeiro e fevereiro já é praticamente passado. Se não há prospecção por enquanto, então um bom conselho é focar nos negócios de março em diante. Assim sendo, 2011 se resume em 10 meses.
Geralmente é assim janeiro e fevereiro fraco - férias, carnaval e desições postergadas.
Em seguida, estão sete conselhos que poderão fazer a diferença para seus negócios deste ano:
- Retire do seu sistema dados daqueles que você já sabe que não se tornarão seus clientes. Mantê-los no foco irá apenas gerar mais despesas e perda de tempo. Abra seu campo de visão e explore outros ambientes mais promissores.
- Planeje-se. Agora que estamos no início do ano, tire um ou dois dias para fazer o planejamento para o ano todo, e seja o mais objetivo possível.
- Procure conhecer muito bem o seu cliente em potencial. Se você ainda não o definiu, não perca mais tempo e faça isso agora. Esta definição é imprescindível.
- Concentre-se apenas nas perspectivas reais. Muitos dos que têm definido quem são suas verdadeiras perspectivas, podem estar enganados e buscando por aqueles que não têm o perfil para serem seus clientes. Comprometa-se a permanecer na trilha. Pesquise.
- Elimine o trabalho pesado. Se o que você faz não está diretamente ligado a prospecções, ou se você ainda investe seu tempo fazendo apresentações das vendas, delegue este trabalho. Você precisa focar no que realmente é importante neste momento, conquistar clientes significativos para ganhar dinheiro.
- Aprenda a gerar referências. Referências são um ótimo marketing e o melhor método de prospecção que existe. Nada pode bater referências em termos de ROI (retorno do investimento) e fidelização dos clientes. Aprenda a transformar seus clientes na sua plataforma de marketing.
- Crie uma campanha de comunicação consistente. Se você ainda não tem uma campanha de comunicação para seus clientes reais e em potencial, desenvolva uma agora. O ideal é que você faça contato com seus clientes de 10 a 15 vezes por ano, utilizando uma combinação de mídias: chamadas publicitárias, e-mails marketing, boletins informativos, newsletters, cartas. Certifique-se de cada uma das suas comunicações gera valor ao seu cliente. A questão fundamental que se deve perguntar antes de fazer qualquer contato é “isso beneficia o cliente ou só a mim?” Se ela não beneficia o cliente, não envie. Nunca desperdice o tempo do cliente. Uma campanha de comunicação eficaz é muito mais do que pagar por inserções na mídia.
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